terça-feira, 9 de dezembro de 2008

SERIEMA

NOME COMUM: Seriema também conhecida como siriema e sariema.
NOME EM INGLÊS: red-legged seriema.
NOME CIENTÍFICO: Cariama cristata.
REINO: Animal.
FILO: Chordata.
CLASSE: Aves.
ORDEM: gruiformes.
FAMÍLIA: cariamidae.
TAMANHO: de 82 a 92cm de comprimento, que vai da ponta do bico até a cauda.
PESO: 25 a 30 kg.
CARACTERÍSTICA FISICA: a seriema possui porte imponente e cauda longa. Sua plumagem é cinza-amarelada, com finas riscas escuras: abdomêm um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 cm. É uma das poucas aves que possuem pestanas.
HABITAT: áreas de cerrado, pastos e Campinas.
DISTRIBUIÇÃO: América do Sul, leste da Bolívia ao Norte da Argentina, incluindo Paraguai, Uruguai e todo o Brasil Central (Minas Gerais e Goiás) e Oriental (Piauí a Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul).
DIFORMISMO SEXUAL: os machos são mais acinzentados que as fêmeas, e estas mais amareladas.
REPRODUÇÃO: nesta época os machos lutam violentamente para disputar as fêmeas.
POSTURA: entre fevereiro e março. Os macho colaboram com as fêmeas na choca dos ovos. OVOS: de 2 a 4 ovos.
INCUBAÇÃO: de 26 a 29 dias.
FILHOTES: nascem conertos de penugem de cor parda que com o tempo vai escurecendo o dorso. Abandonam o ninho com 12 dias de idade e já começam a emitir um som estridente para chamar a atenção dos pais.
NINHO: Os ninhos são construídos em cima de árvores de médio porte, de 1 a 5 metros de altura. Eles são rústicos, e construídos de materiais grosseiros, como gravetos, barro, folhas e estrume de gado, que é depositado no fundo do ninho, formando uma "tigela" que garante revestimento e conforto térmico durante a incubação. É construído em cima de árvores ralas de médio porte, de 1 a 5 metros de altura.
HÁBITOS: Andam em casais ou em associação em pequenos bandos de 2 a 5 indivíduos. Costuma voar somente em perigo mesmo assim seus vôos são curtos e baixos. Sua marcha é rápida e corre muito bem, podendo percorrer distâncias que variam entre 40 a 70 km por hora. ALIMENTAÇÃO: caça todo o tipo de insetos (principalmente gafanhotos), sáurios (lagartos), pequenos mamíferos e aves que venham ao alcance de seu poderoso bico, e não gosta de se alimentar de animais mortos.
Escrito por guilherme

Nenhum comentário: