terça-feira, 9 de dezembro de 2008

ONÇA PINTADA .

Nome vulgar: ONÇA PINTADA .
Classe: Mammalia.
Ordem: Carnivora.
Família: Felidae.
Nome científico: Panthera onca.
Nome inglês: Jaguar.
Distribuição: Ao sul dos EUA, México, América Central e América do Sul (Noroeste da Argentina).
Habitat: Florestas e savanas.
Hábito: Noturno.
Comportamento: Solitário e territorialista.
Longevidade: 20 anos.
Maturidade: 3 a 4 anos de idade.
Época reprodutiva: Durante todo o ano.
Gestação: 93 a 105 dias.
Nº de filhotes: 1 a 4 filhotes.
Peso adulto: 36 a 158 Kg.
Peso filhote: 700 a 900 g.
Alimentação na natureza: Aves, Mamíferos.
Alimentação em cativeiro: Carne.
Causas da extinção: Caça e destruição do habitat.
Curiosidades:Os índios do Brasil guardam a gordura da onça abatida e a comem com a ponta de uma flecha. Eles acreditam que ela lhes dá uma grande coragem, como se fosse a porção de um feiticeiro. Essa gordura também é esfregada no corpo dos meninos, para torná-los fortes e protegê-los contra o mal.
Habita florestas úmidas às margens de rios e ambientes campestres desde a Amazônia e Pantanal até os Pampas Gaúchos. A onça pintada ou jaguar possui hábitos noturnos e é solitária. Excelente caçadora e nadadora, costuma abater capivaras, veados, catetos, pacas e até peixes. Pode também caçar macacos e aves. Para atacar sua vítima, é muito cautelosa, desloca-se contra o vento e aproximando-se silenciosamente surpreende a presa saltando sobre seu dorso. Daí surgiu o nome jaguar ou jaguara que significa no dialeto Tupi-guarani a expressão "o que mata com um salto".
Sendo o maior mamífero carnívoro do Brasil, necessita de pelo menos 2 Kg de alimento por dia, o que determina a ocupação de um território de 25 a 80 Km2 por indivíduo a fim de possibilitar capturar uma grande variedade de presas. A onça seleciona naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas, em geral indivíduos inexperientes, doentes ou mais velhos, o que pode resultar como benefício para a própria população de presas. Na época reprodutiva, as onças perdem um pouco os seus hábitos individualistas e o casal demonstra certo apego, chegando inclusive a haver cooperação na caça. Normalmente, o macho separa-se da fêmea antes dos filhotes nascerem. Em geral, após cem dias de gestação nascem, no interior de uma toca, dois filhotes - inicialmente com os olhos fechados. Ao final de duas semanas abrem os olhos e só depois de dois meses saem da toca. Quando atingem de 1,5 a 2 anos, separam-se da reprodutora, tornando-se sexualmente maduros.
Escrito por:guilherme.

Nenhum comentário: